Durante um evento, foi firmado um contrato com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com vigência de seis meses, para desenvolver o modelo da Parceria Público-Privada (PPP) e realizar estudos e projetos que atendam às verdadeiras necessidades da população.
“O hospital é um dos maiores desafios de qualquer gestão pública. Ele exige grandes investimentos, infraestrutura, equipamentos e uma equipe altamente qualificada. Sua implementação demanda tempo e dedicação. Este é, sem dúvida, o momento mais complexo e importante da minha trajetória como gestor público. O que estamos propondo não é um hospital qualquer, mas uma verdadeira referência em saúde. Estou realizando um sonho, e não posso tratá-lo de maneira amadora”, declarou José Ronaldo.
Após o desenvolvimento do projeto, ele será apresentado à administração municipal, e em seguida será aberta a licitação pública para escolher a empresa que ficará responsável pela construção e gestão do hospital, através da PPP.
Com um espaço de quase 8 mil metros quadrados, o novo hospital deve contar com mais de 100 leitos, visando atender as reais demandas da população.
“Este hospital será totalmente público em seus serviços à população”, afirmou o prefeito, ressaltando que contará com a colaboração do Estado e da União. “Estou estabelecendo um diálogo com todos os níveis de governo”, completou.
Compromisso cumprido
O Secretário de Saúde, Rodrigo Matos, reforçou que a construção deste hospital é mais um compromisso firmado pela atual administração.
“Estamos vivendo um marco histórico. Teremos um hospital moderno e bem estruturado, por isso, é fundamental que o façamos com responsabilidade e em constante diálogo com a comunidade”, destacou.
A nova unidade será construída em uma área estratégica da cidade, de fácil acesso, o que é essencial para um hospital que terá leitos de terapia intensiva, unidades para cirurgias eletivas, leitos de apoio clínico e ambulatório.
“É uma grande alegria anunciar o início desse projeto, que é um sonho de toda a população de Feira de Santana. Essa nova unidade vai aliviar a sobrecarga do nosso sistema de saúde”, afirmou o secretário, que também é médico.
Referência no atendimento materno-infantil
Rodrigo Matos também mencionou que Feira de Santana já possui uma unidade de saúde de grande porte, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), que é referência no atendimento de saúde materno-infantil no estado.
“O Hospital da Mulher, com mais de 90% de seu financiamento vindo do Tesouro Municipal, é a unidade que mais realiza partos na Bahia, atendendo não apenas feirenses, mas também mulheres de outras cidades conveniadas. Isso é motivo de grande orgulho para todos nós. Com o anúncio deste novo hospital, a gestão municipal reforça seu compromisso com a saúde como prioridade”, concluiu.
Além disso, foi revelado que a Secretaria de Saúde retornará para sua antiga sede, localizada na Avenida João Durval Carneiro.
