Programação valoriza artistas locais e movimenta sede e zona rural do município
Feira de Santana se destaca no cenário nordestino com um dos festejos juninos mais extensos da região. Ao todo, são 17 dias de programação que celebram o São João e o São Pedro, com forró em diversos pontos da cidade e dos distritos. A tradição, que movimenta moradores e visitantes, reforça o papel cultural da cidade no calendário junino da Bahia.
A programação promovida pela Prefeitura valoriza fortemente a cultura local. A maior parte das atrações contratadas são de bandas e artistas feirenses, reafirmando o compromisso com a valorização dos talentos da terra. Os eventos acontecem tanto na sede quanto em diversos distritos e povoados, garantindo o acesso democrático à festa.
O clima junino toma conta da cidade já na primeira semana de junho, com o tradicional Arraiá do Comércio, no centro da cidade, onde o forró pé-de-serra domina a cena por dez dias consecutivos.
Na zona rural, os festejos seguem com força. O São João de São José, no distrito de Maria Quitéria, é um dos mais tradicionais e reúne grandes nomes do forró em um evento que acontece há cerca de 50 anos. Já os distritos de Jaguara — um dos mais antigos da cidade — e Tiquaruçu, onde foi batizada a heroína Maria Quitéria, também são palcos de importantes celebrações juninas.
O ciclo festivo se estende até o São Pedro, com grandes festas em distritos como Bonfim de Feira, Jaíba, Humildes e no povoado de Morrinhos, mantendo viva uma tradição que une cultura, religiosidade e identidade nordestina.
Com uma programação diversa e descentralizada, Feira de Santana reforça sua vocação para o São João, promovendo cultura, entretenimento e aquecimento da economia local em um dos períodos mais aguardados do ano.


