No interior do estado, a seleção será para estágio em Direito em Vitória da Conquista, Feira de Santana e outras cidades. O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está com inscrições abertas para o processo seletivo de estágio para estudantes de graduação dos cursos de Direito e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo até o próximo dia 7 de outubro, com confirmação presencial dias 8 e 9. As vagas e o cadastro de reserva são para as oito unidades do órgão no estado, no caso de estudantes de direito, e apenas para Salvador, para os de jornalismo. O edital com as informações sobre o processo seletivo foi publicado nesta segunda-feira (30/09). As provas serão aplicadas no próximo dia 13 de outubro, a partir das 9h em locais a serem divulgados tanto em Salvador quanto nas sete cidades do interior onde o órgão tem unidades – Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis, Barreiras e Juazeiro. Confira o edital Edital Estágio n. 01-2024 – Abertura
Boicred é a equipe campeã da 3ª edição do Hackathon Agro
Participantes da competição desenvolveram soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio. A Boicred foi a equipe vencedora da terceira edição do Hackathon Agro, que teve como tema Gastão da Pecuária de Corte. A equipe campeã foi conhecida na noite deste sábado (28), após 12 horas de competição intensa realizada no Sesi. A equipe campeã criou uma solução, a “fintech”, que auxilia e organiza a documentação do produtor rural para ter crédito aprovado em bancos. Já o 2º colocado na competição foi o grupo “Bom de Corte”, que criou um chat – assistente virtual para auxiliar o produtor rural a tirar dúvidas técnicas, e na 3ª colocação a “Conecta Agro”, que desenvolveu uma plataforma para conectar recém formados e prestadores de serviço em áreas agro com o produtor rural. Os três primeiros colocados na competição receberam como premiações notebooks e a participação em cursos pela Empretec e Sebrae.Ao todo 10 grupos participaram da competição voltada para desenvolver soluções tecnológicas para transformar a gestão e produção agrícola. Na abertura do evento, o prefeito Colbert Filho destacou a importância desse evento. “Um dos primeiros Hackathons que nós fizemos foi com relação à segurança pública. E hoje nós estamos aqui discutindo e pensando soluções inovadoras para o agronegócio. Temos que pensar também nos desafios a serem enfrentados com as mudanças climáticas, e nesse momento, alternativas do ponto de vista tecnológico com relação à pecuária de corte”. Foram 186 inscritos para o Hackathon. Os interessados passaram por seleção – conforme requisitos publicados em edital. Desse quantitativo foram formadas 10 equipes com seis componentes cada. Foram estudantes e profissionais que já atuam na área de startups. As equipes receberam o suporte de especialistas e mentores renomados desenvolvendo atividades interativas para aprimorar suas propostas. O Hackathon Agro foi uma iniciativa da Prefeitura de Feira – por meio das secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Extraordinária da Juventude – através de convênio com o Sebrae Bahia, e o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Instituto Pensar Feira.
Campanha do Outubro Rosa terá programação ampliada neste ano
Programação inclui consultas e exames gratuitos, além de ações de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama. 3 mil consultas e exames. O Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A abertura da campanha ocorrerá no dia 5 de outubro, no CMPC e CMDI II, localizados na Baraúnas. As marcações serão presenciais, com pré-agendamentos nas unidades de referência da autarquia municipal nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, destinadas a mulheres feirenses com 50 anos ou mais. É necessário apresentar um documento com foto e o cartão do SUS. Durante o mês, diversas ações serão realizadas para sensibilizar e informar sobre a importância da detecção precoce da doença. A programação inclui consultas com especialistas em mastologia, ginecologia e clínica geral, além de exames de imagem de alta precisão, fundamentais para identificar o câncer de mama em estágio inicial, realizados no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem II, na Rua José de Freitas, esquina com a Rua Pojuca, no bairro Baraúnas. De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, a oferta de consultas e exames para a campanha Outubro Rosa 2024 continuará enquanto houver demanda. Somente na campanha do ano passado, foram realizados 6.346 atendimentos. “A nossa intenção é cuidar da saúde da mulher e superar os atendimentos da campanha de 2023. Estamos preparados para atender à demanda e, se necessário, agendaremos para os meses subsequentes, até que todas as feirenses façam a prevenção do câncer de mama”, ressaltou Gilberte Lucas. Durante todo o ano, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer – Romilda Maltês oferece 26 tipos de atendimentos especializados, entre consultas e exames. Em 2023, o CMPC alcançou a marca de 57.583 atendimentos. De janeiro a agosto de 2024, já foram realizados 39.191 atendimentos, superando os números do mesmo período do ano anterior. No CMPC, são oferecidas consultas com ginecologistas/obstetras, urologistas, oncologistas clínicos, mastologistas, ortopedistas, cardiologistas, gastroenterologistas, endocrinologistas, proctologistas, cirurgiões, clínicos gerais, além de serviços de assistência social e psicologia. Entre os exames realizados na unidade, estão: ECG (eletrocardiograma), biópsia, punção da mama, eletrocauterização, preventivos com coleta de material, colposcopia, citopatológico, retossigmoidoscopia, ultrassonografia, e inserção e retirada de DIU. O impacto da campanha Outubro Rosa reflete positivamente também no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem – Dr. Eugênio Laurine, que oferece serviços voltados para a saúde e bem-estar das mulheres em Feira de Santana. Em 2023, o CMDI registrou um marco histórico, com 98.294 exames de mamografia realizados no ano, representando um aumento significativo de 50,85% em relação a 2022 e de 30,89% em relação a 2021. Durante a campanha Outubro Rosa, foram realizadas 1.534 mamografias, destacando-se como um recorde para o período. Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, que administra as unidades de referência, CMDI e CMPC, ressalta que, em 2024, outros dois equipamentos públicos, o Ambulatório de Saúde da Mulher e o CMDI II do bairro Baraúnas, recentemente inaugurados pela prefeitura, contribuirão para ampliar os serviços e a cobertura na prevenção do câncer de mama. “A confiança da população nos serviços oferecidos na campanha do Outubro Rosa vem crescendo a cada ano, e os dados revelam nossos esforços em oferecer o melhor. Em 2022, foram realizadas 66.309 mamografias, resultando em 74 casos positivos de câncer. Já em 2023, com o reforço da campanha, o número de mamografias aumentou para 98.294, com 63 casos positivos registrados”, finalizou.
Investimentos na Educação abrangem tecnologia, construção e reforma de 71 escolas municipais
A Prefeitura de Feira de Santana investiu na infraestrutura de 71 escolas municipais desde o início da gestão – sendo 35 construídas e 36 reformadas – e na construção de 21 quadras esportivas nas unidades escolares. As melhorias refletem o compromisso do governo municipal com a educação pública para mais de 55 alunos matriculados. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa virtual nesta segunda-feira (30). De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, as obras seguem novo modelo arquitetônico padrão adotado com investimentos igualitários nas zonas urbana e rural. No total, R$ 510 milhões foram investidos na Educação. “O investimento no conhecimento das crianças agora reflete no futuro da nova geração”, pontuou. A estrutura das unidades escolares conta com 185 laboratórios implantados, sendo 164 de ciências e matemática e 21 de robótica. Os investimentos em tecnologia foram reforçados com a aquisição de 17.500 chromebooks e 2.276 computadores e notebooks para uso administrativo e de professores. A secretária de Educação, Anaci Paim, enfatiza que os índices são recorde e destaca que entre as 71 escolas, falta entregar três unidades além do Centro de Formação Continuada e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação. “Nunca na história da Secretaria de Educação houve um investimento tão elevado com o número de escolas reformadas, reconstruídas e ampliadas. Isso traz uma contribuição para qualificar a ação pedagógica. Importante destacar que a escola se qualifica e o ambiente se qualifica a partir dos investimentos na estrutura física e melhorias no conforto e segurança dos alunos”, pontuou. Entre as unidades recém reformadas está a Escola Municipal Diva Matos Portela, no bairro Jardim Cruzeiro, citada como a única com piscina olímpica na Bahia. A unidade também é sustentável pois possui sistema de captação de água da chuva “importante para a manutenção da jardinagem e a sustentabilidade”, explicou o coordenador do setor de Obras e Engenharia da Seduc, Kim Sampaio. A Escola Municipal Cívico Militar Quinze de Novembro, em Jaíba, teve um investimento de R$ 17 milhões com capacidade para 1.050 alunos. “A estrutura dispõe de quadra poliesportiva e auditório, com destaque para o tratamento de esgoto dentro da própria escola”, afirmou Kim Sampaio. O prefeito Colbert Filho reforçou o compromisso com a preservação do modelo cívico-militar. “É uma escola selecionada para ser implantada devido baixo índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Há uma expectativa de acabar com o modelo escolar cívico-militar no país, contudo assumimos esse compromisso e estamos mantendo pois tem um modelo voltado para a disciplina e melhora dos índices. A fila de espera é grande, aprovada por mães e pais”, destacou. EDUCAÇÃO INTEGRAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA INCLUSÃO NAS ESCOLAS PROFESSORES TRANSPORTE ESCOLAR FARDAMENTO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR JOVEM APRENDIZ FEIRENSE
Liminar é derrubada e show de Igor Kannário na Mangabeira será remarcado; Governo anunciará nova data
No sábado, o público aguardou o show até as 20h30, quando começaram a se dispersar. Na tarde deste domingo (29), o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Maurício Kertzman Szporer, revogou a liminar que havia proibido a realização do evento. O Governo da Bahia informou que o show de Igor Kannário na comunidade de Mangabeira será remarcado para uma nova data, a ser anunciada em breve.
SouJuvs marca o encerramento do Feira EnCena com Jau, Carol Pereyr e Roça Sound
Com o tema Valorização Ancestral através dos Blocos Afros, o festival SouJuvs chegou a Feira de Santana, na tarde deste domingo (29), marcando o encerramento da primeira edição do Circuito Cultural de Feira de Santana (Feira EnCena). O cantor Jau abriu os shows no Centro de Cultura Amélio Amorim, seguido das apresentações dos artistas locais Carol Pereyr e Roça Sound. O Soujuvs é promovido pela Coordenação-geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), vinculada à Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin). A iniciativa busca promover ações culturais, formativas e interativas para as juventudes baianas, fortalecendo a visibilidade das políticas públicas de juventude conduzidas pelo Governo do Estado.
Mesmo com suspensão de Festival, multidão se aglomera em Feira de Santana
Mesmo com a liminar determinando a suspensão do evento “Circuito Cultural Feira EnCena”, uma multidão se reuniu neste sábado (28) ao redor do trio onde haveria show do cantor Igor Kannário, na Avenida Iguatemi, bairro da Mangabeira, em Feira de Santana. A Juíza da 157° Zona Eleitoral, Sebastiana Costa Bomfim e Silva, determinou a suspensão do Festival sob pena de multa no valor de R$ 100 mil por descumprimento. Além disso, foi determinada a proibição da participação de Igor Kannário ou de qualquer outro artista em eventos de campanha eleitoral, sujeitos à mesma penalidade. A Polícia Militar esteve no entorno da festa para cumprir a decisão da juíza que solicitou reforço policial para fiscalizar a execução da ordem. Pela decisão, qualquer evento patrocinado pelo governo estadual até o segundo turno das eleições está proibido. A 1ª Edição do Circuito Cultural Feira EnCena começou na última sexta-feira (27) com eventos em escolas estaduais, praças, distritos, quilombo e no Centro de Cultura Amélio Amorim.