Alerta começa na altura de Porto Seguro e vai até a divisa da Bahia com Sergipe. A maior parte do litoral baiano está com alerta de chuvas intensas até sexta-feira (7), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, que foi emitido na quarta-feira (5), começa na altura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e vai até Mangue Seco, no limite da Bahia com o estado de Sergipe. Conforme o Inmet, há possibilidade de 50 mm de chuva por dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. Algumas das cidades que podem ser atingidas pelo temporal são a capital Salvador, municípios da região metropolitana, como Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, além de Feira de Santana e região, Ilhéus, Itabuna, Itacaré e Porto Seguro, no sul do estado.
“No dia que aparecer eu apago”: Prefeito de São Gonçalo dos Campos apaga pintura de facção criminosa em muro.
Essa não é a primeira vez que Tarcísio Pedreira usa as redes sociais para confrotar criminosos que atuam na cidade. O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira, voltou a se manifestar nas redes sociais sobre a presença de grupos criminosos no município. Em um vídeo publicado nesta quinta-feira (6), ele aparece apagando nomes de uma facção criminosa que estavam pintados em um muro. Na publicação, o gestor afirmou que tomará essa atitude sempre que necessário. “No dia que aparecer um muro pintado com qualquer nome de facção em São Gonçalo dos Campos e o prefeito Tarcísio não tiver coragem de ir lá pintar, eu renuncio no dia seguinte. Porque é assim que começa”, declarou.
José Ronaldo abre ano letivo garantindo contratação de professores para nenhum aluno ficar fora da sala de aula
Ano letivo na rede municipal de ensino foi iniciado nesta quinta-feira Ao participar da solenidade de abertura do ano letivo das escolas da rede pública municipal, na manhã desta quinta-feira (06), o prefeito José Ronaldo de Carvalho garantiu a contratação de professores concursados no menor prazo possível para assegurar que nenhum aluno fique fora da sala de aula. A determinação foi anunciada durante visita à Escola Municipal Carlos Alberto do Carmo (Professor Pinguim), no conjunto Feira IX, e à Escola Municipal Antônio Gonçalves da Silva, no bairro Parque Ipê. Acompanhado do secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto, José Ronaldo destacou o compromisso do Governo Municipal de investir pesadamente visando melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Feira de Santana. Ele revelou estar atento ao andamento do concurso público realizado na cidade visando a contratação imediata do maior número possível de professores, a fim de suprir a demanda das escolas da rede pública municipal. Recepcionado pela comunidade escolar da Escola Municipal Carlos Alberto do Carmo e pela diretora Denise Freitas, José Ronaldo visitou as instalações do prédio e conversou com os alunos. Ressaltou as lembranças do Professor Pinguim, homenageado com o nome da escola, que tanto contribuiu para a educação de Feira de Santana. Já na Escola Antônio Gonçalves da Silva, o prefeito José Ronaldo recordou as contribuições do professor e empresário que deu nome à unidade escolar para o desenvolvimento da educação no país, através de sua empresa, a Bahia Artes Gráficas, que se especializou na produção de livros didáticos, distribuídos por todo o Brasil. O secretário Pablo Roberto, por sua vez, reafirmou o compromisso do Governo Municipal em priorizar investimentos na educação, visando o desenvolvimento da sociedade. Destacou a determinação da administração pública, por meio da Secretaria de Educação, de investir continuamente para melhorar o IDEB do município.
Proteção: Vacina contra dengue evita mais de 80% das complicações de saúde
Do quantitativo de 30.707 pessoas que já receberam a vacina, apenas 9.315 tomaram as duas doses Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que ainda não receberam a vacina contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que o imunizante está disponível nas unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). A vacinação é o único meio de evitar complicações da doença nessa faixa etária. O alerta é do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, diante da baixa procura. “É uma vacina segura, extremamente eficaz e que pode salvar a vida em casos de complicações por dengue. É importante que as pessoas entendam esse chamado”, adverte. Em Feira de Santana, a meta é vacinar 45 mil pessoas que compõem o grupo prioritário. Contudo, desde que começou a vacinação contra à dengue, em fevereiro do ano passado, 30.707 pessoas receberam a vacina, sendo que desse quantitativo apenas 9.315 tomaram as duas doses. “É necessário completar o ciclo de duas doses para garantir a proteção contra o Aedes aegypti”, explica Rodrigo Matos. A segunda aplicação deve ser feita no intervalo de 90 dias. Em janeiro deste ano foram registradas 97 notificações de casos de dengue, com nove casos confirmados, sendo um deles com sinais de alarme. Em 2024, nesse mesmo período, foram 441 notificações da doença, sendo confirmados 147 casos – 24 foram com sinais de alarme. ESFORÇO CONCENTRADO De acordo com o titular da pasta, a Prefeitura de Feira de Santana tem atuando de forma concentrada com ações de mobilização para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a doença – o imunizante evita em mais de 80% as complicações por dengue. Nesse sentido, a Secretaria Municipal Saúde (SMS) tem alertado os pais e responsáveis para levarem as crianças e os adolescentes às unidades de saúde. “Fizemos dois mutirões, sendo um na sede do município e outro nos oito distritos, para promover a vacinação. Em cada um deles foi registrado um total aproximado de 200 crianças e adolescentes vacinados. Esperávamos mais, gostaríamos de ter vacinado mil pessoas em cada ação dessa”, afirma Rodrigo Matos. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade, o cartão SUS e a caderneta de vacinação garantindo o registro correto das doses.
100 NOVAS CASAS PARA CONCEIÇÃO DA FEIRA
Prefeito João de Furão visita obras e fala sobre grande conquista para a cidade. O prefeito João de Furão comemorou o início das obras de 100 unidades habitacionais na cidade, através do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Durante visita ao local, ele destacou a importância dessa conquista, que vai beneficiar 100 famílias e transformar vidas. “Além de garantir moradia digna, essa obra também impulsiona a economia local, gerando empregos e oportunidades para a população.” Disse o prefeito. E o trabalho não para! João de Furão celebrou o avanço de diversas obras na cidade, mostrando que Conceição da Feira segue em progresso!