A Prefeitura de Feira de Santana deve publicar na próxima semana o edital de licitação para contratação de uma Parceria Público-Privada (PPP) destinada à construção do Hospital Municipal da cidade. Os detalhes do projeto serão apresentados à imprensa na segunda-feira (9), às 10h, durante coletiva no Paço Municipal Maria Quitéria. De acordo com a administração municipal, o empreendimento será implantado por meio de concessão administrativa, com prazo de vigência de 22 anos, contemplando a construção, equipagem, operação e manutenção da unidade hospitalar. O futuro hospital terá capacidade para 110 leitos, sendo 100 leitos especializados e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. A unidade será totalmente voltada ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em serviços de média e alta complexidade, ampliando a oferta de assistência em saúde no município. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o novo equipamento deve representar um avanço significativo na estrutura da rede pública local. “Será um equipamento de grande impacto para o sistema de saúde de Feira de Santana, com estrutura moderna, mais de 100 leitos, unidades de terapia intensiva, centro cirúrgico e ambulatórios. Um hospital completo, pensado para atender às necessidades da população”, destacou. O projeto também prevê a realização de cirurgias eletivas, além da criação de leitos de retaguarda destinados a pacientes que necessitam de internação clínica. Outro ponto destacado pela gestão municipal é a implantação de um moderno parque tecnológico de bioimagem, que deve oferecer exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e ecocardiografia, ampliando a capacidade diagnóstica da rede pública. Para o secretário Rodrigo Matos, a implantação do Hospital Municipal representa um passo importante para fortalecer a assistência em saúde no município. “Esse hospital é um sonho coletivo — da gestão, dos profissionais de saúde e da comunidade. Ele vai fortalecer nossa rede, oferecer serviços de alta qualidade e enfrentar parte importante dos desafios assistenciais do município”, afirmou. A expectativa é que o novo hospital contribua para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública e melhorar o acesso da população aos serviços especializados de saúde em Feira de Santana.
18ª Trilha dos Sertões deve movimentar Feira de Santana entre os dias 15 e 17 de maio
Praticantes do esporte off-road de diversas cidades estarão reunidos em Feira de Santana entre os dias 15 e 17 de maio, durante a realização da 18ª edição da Trilha dos Sertões. O evento, já tradicional no calendário esportivo da região, contará com apoio institucional da Prefeitura Municipal. A realização da edição deste ano foi apresentada ao prefeito José Ronaldo de Carvalho na tarde desta quarta-feira (4), durante reunião no Paço Municipal Maria Quitéria, com a presença da equipe organizadora do evento. Promovida pela Associação Clube do Sertão Off-Road de Feira de Santana, a trilha reúne amantes do off-road em uma programação voltada para esporte, lazer e integração entre os participantes. De acordo com o presidente da associação, Klayton Menezes Ribeiro, o principal objetivo do evento é promover o encontro entre praticantes da modalidade, além de incentivar o turismo e fortalecer o convívio social. “A trilha busca integrar os praticantes do off-road, incentivar o esporte e o turismo local, além de promover um ambiente de confraternização, sempre de forma organizada, responsável e sem fins lucrativos”, destacou. Durante o encontro, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância do evento para a cidade e reafirmou o compromisso da gestão municipal em oferecer suporte institucional para a realização da trilha. Além do percurso off-road, a programação também deve contar com pista de obstáculos, palco para apresentações musicais e área destinada à instalação de food trucks e pontos de alimentação, ampliando as opções de entretenimento para o público. A expectativa é que a 18ª Trilha dos Sertões atraia participantes e visitantes, contribuindo para a movimentação da economia local e consolidando o evento como uma das principais atividades do segmento off-road na região.