O goleiro Fernando Muslera quebrou o silêncio e assumiu a responsabilidade pela eliminação precoce do Uruguai na Copa do Mundo 2026. Enquanto o restante do elenco adotou um “pacto de silêncio” em meio à crise com o técnico Marcelo Bielsa, o veterano de 40 anos abriu o coração após a derrota para a Espanha.
Muslera, recordista de jogos pela Celeste em Mundiais, foi apontado como um dos principais responsáveis pelas falhas que marcaram a campanha uruguaia. O time foi eliminado ainda na fase de grupos, sem nenhuma vitória: empates contra Arábia Saudita e Cabo Verde, e derrota para a Espanha.
Após o jogo em Guadalajara, o goleiro foi o único jogador a falar com a imprensa e não escondeu o sofrimento:
“Esta é a forma mais próxima que tenho de falar com os uruguaios. Nunca sofri tanto por este esporte, especialmente com todo o trabalho que fiz e com a forma como me preparei para a Copa do Mundo.”
Pedido de desculpas emocionado no vestiário
Ainda no calor da eliminação, Muslera revelou que pediu desculpas publicamente para os companheiros e para toda a torcida uruguaia:
“Como eu disse no vestiário, quando eles estavam um pouco mais calmos, hoje eu sinto muito por não ter feito uma boa Copa do Mundo. Pedi desculpas a eles e a todo o povo uruguaio, embora isso não seja suficiente.”
O experiente arqueiro admitiu que vive o pior momento de sua carreira e agora busca forças ao lado da família:
“Agora é hora de estar com as pessoas mais próximas a mim, de recuperar minhas forças. Essa é a natureza deste esporte, essa é a natureza desta posição; às vezes ela te dá muito, e às vezes ela te tira muito.”
